An article about Antimicrobial Stewardship
Definition

Gerenciamento da Resistência Antimicrobiana

Você pode ver pequenas variações na definição de Stewardship de Antimicrobianos dependendo do meio a que se refere, mas o princípio deve ser o mesmo:

O stewardship de antibióticos engloba todas as atividades destinadas a melhorar os desfechos dos pacientes nas infecções, minimizando consequências negativas, como Infecção Relacionada à Assistência à Saúde – IRAS, e limitando o desenvolvimento de resistência bacteriana, através do diagnóstico ideal, seleção da droga, dosagem, descalonamento e duração da droga (os chamados 5 “Ds” de prescrição antimicrobiana). Um programa de stewardship de antimicrobianos exige a vigilância da suscetibilidade microbiana, o monitoramento da prática da prescrição, conforme medido pelos indicadores do processo e a avaliação do impacto nos resultados clínicos.

A “atividade” ou as “consequências negativas” podem ser diferentes dependendo da sua organização e do nível de stewardship de antimicrobianos praticada.

Dê uma olhada nos recursos listados abaixo em “veja também” e veja se eles ajudam na sua compreensão do que o stewardship significa para você.

Share this article:

This article is from the free online course:

Stewardship de Antimicrobianos: Gerenciamento da Resistência Antimicrobiana

University of Dundee