Skip main navigation

Gerenciamento da Resistência Antimicrobiana

An article about Antimicrobial Stewardship
An article about Antimicrobial Stewardship
© UoD e BSAC

Você pode ver pequenas variações na definição de Stewardship de Antimicrobianos dependendo do meio a que se refere, mas o princípio deve ser o mesmo:

O stewardship de antibióticos engloba todas as atividades destinadas a melhorar os desfechos dos pacientes nas infecções, minimizando consequências negativas, como Infecção Relacionada à Assistência à Saúde – IRAS, e limitando o desenvolvimento de resistência bacteriana, através do diagnóstico ideal, seleção da droga, dosagem, descalonamento e duração da droga (os chamados 5 “Ds” de prescrição antimicrobiana). Um programa de stewardship de antimicrobianos exige a vigilância da suscetibilidade microbiana, o monitoramento da prática da prescrição, conforme medido pelos indicadores do processo e a avaliação do impacto nos resultados clínicos.

A “atividade” ou as “consequências negativas” podem ser diferentes dependendo da sua organização e do nível de stewardship de antimicrobianos praticada.

Dê uma olhada nos recursos listados abaixo em “veja também” e veja se eles ajudam na sua compreensão do que o stewardship significa para você.

© UoD e BSAC
This article is from the free online

Stewardship de Antimicrobianos: Gerenciamento da Resistência Antimicrobiana

Created by
FutureLearn - Learning For Life

Reach your personal and professional goals

Unlock access to hundreds of expert online courses and degrees from top universities and educators to gain accredited qualifications and professional CV-building certificates.

Join over 18 million learners to launch, switch or build upon your career, all at your own pace, across a wide range of topic areas.

Start Learning now