Skip main navigation

Mais vitórias rápidas a considerar

This article presents more quick wins which you may wish to consider.
Healthcare worker with hand raised to obtain hand cleansing lotion from dispenser
© UoD e BSAC

Nesta etapa, apresentamos outra vitória rápida que você pode achar útil e há mais outras disponíveis em “downloads”.

Introdução de uma estratégia de friccionar álcool nas mãos em um hospital na Índia central

A ausência de controle de infecção e a não prevenção de infecção podem aumentar o uso de antibióticos.

A higiene das mãos tem sido relatada como um método importante e econômico para prevenir infecções, especialmente no contexto de infecções crescentes associadas à assistência médica. O principal desafio em melhorar a conformidade com a higiene das mãos está na mudança de comportamento.

Esta história de um hospital na Índia central descreve como uma equipe dedicada de pessoas aplicou modelos de mudança de comportamento, atividades para a promoção de confiança e uma formulação modificada da OMS / ABHR para melhorar a aceitação e a prática da higienização das mãos.

Mulheres trabalhando em uma estrada na Índia Mulheres trabalhando em uma estrada de reparação, distrito Umaria, Madhya Pradesh, na Índia. CC licence

Cenário

O Hospital C R Gardi é um hospital rural de ensino terciário com 570 leitos, situado em uma vila no distrito de Ujjain, Madhya Pradesh, no centro da Índia. Como muitos pacientes são de origem socioeconômica pobre, o hospital oferece serviços a baixo custo.

Mão segurando antibióticos Antiobitics. Credit: Iqbal Osman CC by 2.0

O problema

Infecções associadas à saúde (HAI) ocorrem globalmente. Em países de baixa e média renda (LMIC), uma prevalência combinada de 15,5% foi relatada. HAI leva ao aumento da mortalidade, morbidade, ônus econômico e risco de contrair bactérias resistentes a antibióticos. Uma das principais causas de HAIs é a contaminação das mãos dos profissionais de saúde e isso é um problema na Índia. Nos estudos, a incidência com base em relatórios anteriores foi entre 5% e 23,7%. HAI aumenta a necessidade de uso de antibióticos e antibióticos que podem ser usados ​​para HAI são antibióticos mais novos e reservados, como vancomicina, carbapenêmicos e cefalosporinas. Isso, por sua vez, aumenta o risco de novas infecções bacterianas.

mão usando bomba higienizadora Um técnico de laboratório colocando sabão na mão Credit CDC Kimberly Smith Public Domain.

A intervenção

Para diminuir o uso de antibióticos para HAI foi importante reduzir os casos de HAI. A prática apropriada de higiene das mãos é um método importante e econômico para prevenir e reduzir a transmissão de IRAS, com evidências de uma redução na incidência de IRAS de até 40%.

A OMS reconheceu a fricção das mãos à base de álcool (ABHR) como um padrão ouro para higienização das mãos para mãos visualmente limpas. As configurações da LMIC, com alto número de pacientes, podem exigir o uso de ABHR devido à facilidade de uso e menor tempo de realização em comparação com a lavagem convencional das mãos. Além disso, problemas de abastecimento de água errático e precário no LMIC podem apoiar o uso de ABHR sobre a lavagem das mãos.

No entanto, os produtos ABHR comerciais podem ser inacessíveis para configurações de recursos pobres, portanto, uma alternativa pode ser a produção interna da formulação recomendada para o friccionamento das mãos da OMS.

Atividades de construção de confiança foram conduzidas para profissionais de saúde para HAIs especialmente em alas de alto risco para melhorar a conformidade da ABHR. Essas atividades incluíam cultura da ponta do dedo, método visual de imagem e pôsteres feitos à mão.

Dados e análises

A introdução, a popularização e o cumprimento desta ABHR podem ser um passo importante para promover a higiene das mãos em ambientes como este hospital na Índia central. No entanto, todos os profissionais de saúde (médicos, enfermeiros e pessoal associados) precisam cumprir a higiene das mãos. Para facilitar a mudança de comportamento e a conformidade, foi desenvolvida uma abordagem gradual para a introdução e o uso da ABHR, aplicando teorias como o modelo de mudança de comportamento Precede-Proceed, Trans Theoretical, Front Line Ownership (FLO) e modelos de marketing social. O slogan da OMS “Mãos limpas – Salvam vidas” foi usado para apoiar a introdução de ABHR preparada internamente.

Uma formulação da OMS-ABHR modificada, o “produto de teste” e o “formulário de avaliação de produtos da OMS” foram preenchidos pelos profissionais de saúde para aceitação. Uma resposta de feedback desenvolvida localmente foi usada para avaliar o impacto.

ITrabalhador de saúde feminino indiano preparando a vacinação Agente comunitário de saúde dá vacinação em Odisha State, Índia CC licence. Pippa Ranger, Innovation Advisor, DFID

O resultado

No total, 183 profissionais de saúde foram inscritos para avaliação da ABHR. Destes 108/130 (83%) dos médicos e 50/53 (94%) dos enfermeiros estavam satisfeitos com a ABHR.

A atividade de construção da confiança foi realizada com 116 participantes, com 82% expressando sua confiança na ABHR. Uma redução completa na formação de colônia até em placas de ágar-sangue incubadas foi observada em 15 (13%) dos participantes e uma redução significativa foi observada em 61 (53%).

O artigo completo de Sharma et al delineando este projeto está disponível em “downloads” abaixo.

© UoD e BSAC
This article is from the free online

Stewardship de Antimicrobianos: Gerenciamento da Resistência Antimicrobiana

Created by
FutureLearn - Learning For Life

Reach your personal and professional goals

Unlock access to hundreds of expert online courses and degrees from top universities and educators to gain accredited qualifications and professional CV-building certificates.

Join over 18 million learners to launch, switch or build upon your career, all at your own pace, across a wide range of topic areas.

Start Learning now