Skip main navigation

Algumas ideias sobre como e onde começar

Discussion of how to start to address the antibiotic prescribing issues in the scenario with AS
Ray of coloured lights moving from a central position outwards
© UoD e BSAC

Em 2.3 e 2.4, algumas questões de gerenciamento de antibióticos do vídeo foram identificadas e discutidas.

Neste artigo revisitamos algumas dessas questões e as vinculamos a possíveis “pontos de partida”, caso você estivesse tentando melhorar o Stewardship de Antimicrobianos na enfermaria.

Os pontos não estão listados em ordem de prioridade e não são exaustivos. Você pode ter ideias adicionais, talvez mais relevantes para o seu próprio ambiente de trabalho, e querer publicá-las para que outros alunos leiam e comentem.

Como geralmente é melhor começar pequeno e depois evoluir, você também pode considerar e comentar qual seria o seu “ponto de partida” preferido e por quê?

  1. Falta de conhecimento e de preocupação do pessoal do staff com a resistência aos antibióticos “não era nada para se preocupar demais”. Isto sugere que as pessoas não entendem as implicações da resistência aos antibióticos e / ou não a consideram uma prioridade. Melhorar a educação / formação do pessoal sobre resistência aos antibióticos, incluindo os potenciais papéis dos enfermeiros na administração de antibióticos e talvez integrá-los na educação e prevenção de infeções, educação / formação (a higiene também era um problema no cenário) pode valer a pena considerar.

  2. Má adesão ao aconselhamento de antibióticos feito pelo microbiologista e às diretrizes locais de tratamento com antibióticos “antibióticos de última geração, normalmente usados para tais casos”.Isso sugere uma relação de trabalho ruim entre pelo menos um médico da enfermaria sênior e o microbiologista e uma adesão abaixo da esperada às diretrizes locais. Poderia ser dada importância ao tema para melhorar isso, talvez através do estabelecimento de uma melhor comunicação e colaboração entre a enfermagem e microbiologia e / ou a equipe de Stewardship de Antimicrobianos, respondendo pelas preocupações de todos os envolvidos, levando a um consenso sobre como pacientes similares podem ser gerenciados no futuro e, talvez, gerando a implementação de novas diretrizes locais de tratamento com antibióticos. A adesão poderia então ser medida, monitorada longitudinalmente e um feedback poderia ser dado à equipe de saúde, algo que será considerado com mais profindidade na Semana 3.

  3. Duração da antibioticoterapia “ele normalmente diz 14 a 28 dias”. Poderia ser dada importância à duração do tratamento com antibióticos e aos controles que estão atualmente em vigor. Uma vantagem disso como um “ponto de partida” é que é relativamente fácil medir e monitorar a melhoria e, em seguida, o feedback para a equipe de saúde, algo que será considerado mais na Semana 3.

  4. Uma sugestão de uso inapropriado de antibióticos para profilaxia (em vez de terapia) “frequentemente ele gosta de usá-los [antibióticos de última geração] para prevenir tais infecções”, embora “não esteja nossa política”. Poderia ser dada importância às orientações de profilaxia antibiótica em vigor e em que medida isso é respeitado. Tal como acontece com a duração da terapia, é relativamente fácil medir e monitorar a melhoria e, em seguida, o feedback para a equipe de saúde, algo que será considerado mais profundamente na Semana 3.

  5. Nenhuma evidência no vídeo de médicos e farmacêuticos (ou de uma equipe de stewardship de antimicrobianos) trabalhando em conjunto para otimizar a prescrição. Pode-se considerar como os prescritores, os farmacêuticos e / ou a equipe de Stewardship de Antimicrobianos trabalham juntos e mantêm contato.

© UoD e BSAC
This article is from the free online

Stewardship de Antimicrobianos: Gerenciamento da Resistência Antimicrobiana

Created by
FutureLearn - Learning For Life

Reach your personal and professional goals

Unlock access to hundreds of expert online courses and degrees from top universities and educators to gain accredited qualifications and professional CV-building certificates.

Join over 18 million learners to launch, switch or build upon your career, all at your own pace, across a wide range of topic areas.

Start Learning now