Want to keep learning?

This content is taken from the University of Dundee & BSAC's online course, Stewardship de Antimicrobianos: Gerenciamento da Resistência Antimicrobiana. Join the course to learn more.

Introdução

Esta é uma tradução para o português do nosso curso. O conteúdo é globalmente aplicável a todas as configurações de assistência à saúde.

Neste vídeo, o professor Dilip Nathwani dá as boas-vindas ao curso.

Para ver as legendas de todos os vídeos deste curso, pressione o botão “legenda”

Caption button.

Como médico especialista em doenças infecciosas, o professor Nathwani tem um interesse especial em antimicrobial stewardship. Ele lidera um programa de stewardship nacional na Escócia e é reconhecido como um líder global neste campo.

O curso foi criado em colaboração com a Sociedade Britânica de Quimioterapia Antimicrobiana e a Universidade de Dundee.

Resistência antimicrobiana (RAM) tornou-se um problema global.

Vidas perdidas da RAM: Os efeitos prejudiciais da resistência antimicrobiana (RAM) já estão se manifestando em todo o mundo. As infecções resistentes a antimicrobianos atualmente reivindicam pelo menos 50.000 vidas a cada ano em toda a Europa e (somente nos) EUA, com centenas de milhares morrendo em outras áreas do mundo.

A Revisão sobre Resistência Antimicrobiana (2014) de O’Neill resumiu as seguintes questões

RAM é um problema global:globalmente, existe uma considerável variação nos padrões de AMR, com diferentes países vivendo uma variedade de problemas principais. Apesar disso e em contraste com alguns problemas de saúde, a AMR é um problema que deve preocupar todos os países, independentemente do seu nível de renda.

Opções de tratamento limitadas: Embora em sistemas de saúde modernos e bem financiados, a obtenção de acesso a tratamentos de segunda e terceira linha muitas vezes não seja um problema, as taxas de mortalidade para pacientes com infecções causadas por bactérias resistentes são significativamente maiores, assim como seus custos de tratamento. Estamos vendo em algumas partes da Europa um número crescente de pacientes em unidades de terapia intensiva, unidades de hematologia e unidades de transplante que apresentam infecções pan-resistentes, o que significa que não há tratamento efetivo disponível.

Consumo global elevado: o consumo global de antibióticos na medicina aumentou quase 40% entre 2000 e 2010, sendo que esse número pode estar distorcido por padrões de declínio do uso em alguns países e crescimento rápido em outros.

Uso excessivo e uso indevido levam a danos: o uso de antimicrobianos, embora apropriado e conservador, contribui para o desenvolvimento da resistência, mas o uso excessivo e desnecessário aumenta ainda mais a situação. Precisamos promover uma prescrição prudente.

Se você quiser dar uma olhada com mais atenção no relatório de O’Neill, confira no link na seção Veja mais, disponível também na parte inferior da página.

Para quem este curso é destinado?

Este curso destina-se a médicos e profissionais de saúde envolvidos na entrega ou planejamento de programas de stewardship, prevenção de infecção e práticas de controle, epidemiologistas de saúde pública, líderes ou formuladores de políticas nessa área, parceiros públicos e qualquer pessoa que deseje aprender sobre essa disciplina.

Stewardship de antimicrobianos, por meio de uma variedade de intervenções baseadas em evidências, visa melhorar a prática da prescrição de antimicrobianos afim de otimizar a segurança e os resultados do paciente, reduzindo os danos causados ​​pela resistência, C difficile e toxicidade. Este curso on-line oferece uma oportunidade única para profissionais de saúde e outras pessoas aprenderem sobre isso e apoiarem a implementação dessa prática. Sempre que possível, incentivamos as “equipes locais” a fazer esse curso ao mesmo tempo. Isso não apenas ajudará o desenvolvimento de comunidades locais, mas também permitirá que seu aprendizado seja contextualizado no próprio ambiente.

Então, o que virá nas próximas semanas?

Semana 2 – Nesta semana vamos abordar o que é o uso racional de antimicrobianos (antimicrobial Stewardship), porque é tão importante e quem está envolvido, encorajando você a considerar como isso se relaciona e pode ser aplicado à sua própria prática local de trabalho.

Semana 3 - Nesta semana, nosso foco se volta para o papel da mensuração do uso de antibióticos e como ele pode apoiar melhor a prescrição. Ao compartilharmos exemplos práticos, você será incentivado a considerar o desenvolvimento de uma ideia para melhorar a prescrição em sua área.

Semana 4 - Nesta semana, nossa atenção se volta ao papel do diagnóstico e como ele pode ajudar a solucionar a incerteza ao enfrentar as decisões clínicas, ajudando assim, a apoiar a prescrição antimicrobiana ideal.

Semana 5 - A mudança de comportamento é fundamental para o sucesso do Stewardship de antimicrobianos. Nesta semana, consideramos questões sobre cultura e contexto e as evidências de seu impacto na melhoria. Você vai explorar como você pode aplicar essa evidência à prescrição de antimicrobianos em seu próprio ambiente.

Semana 6 - Os princípios do Stewardship de antimicrobianos podem ser aplicados para se obter ganhos rápidos. Nesta semana, compartilhamos dois exemplos de configurações diferentes para inspirar você a inovar, desenvolver e implementar ganhos rápidos em sua própria área.

Estudar este curso on-line é uma atividade social e esperamos que você compartilhe e discuta suas ideias e comentários usando as etapas da discussão.

Esperamos que você crie “comunidades práticas” em seu campo e dissemine práticas eficazes em relação ao controle antimicrobiano iniciando conversas com colegas para estimular o interesse delas por esse importante tópico.

Navegação por curso

Para ajudá-lo a concluir o curso, criamos uma tradução dos ícones que você pode baixar abaixo.

Você pode ver quanto do curso concluiu em sua página de progresso.

Share this video:

This video is from the free online course:

Stewardship de Antimicrobianos: Gerenciamento da Resistência Antimicrobiana

University of Dundee