Skip main navigation

Introdução de doses diárias definidas (DDDs) como medida

Introdução de doses diárias definidas (DDDs) como medida
Multi coloured pills
© UoD e BSAC

Até agora, consideramos porque a medição do uso de antibióticos é o alicerce de qualquer programa de stewardship de antimicrobianos e, em particular, porque a mensuração do uso de antibióticos pode ajudar a melhorar a qualidade da prescrição.

Os profissionais de saúde envolvidos na prescrição, fornecimento ou administração de antibióticos usados ​​na prática clínica de rotina estarão familiarizados com as doses desses medicamentos. No entanto, dentro de um programa de Stewardship de Antimicrobianos, quando se trata de medir e expressar o uso de antibióticos em termos numéricos (lembrando as palavras sábias de Kelvin!), é necessária uma medida padronizada.

A medida mais comum e padronizada para o uso de antibióticos é DDDs. A Organização Mundial da Saúde (OMS) atribuiu DDDs aos antibióticos.

A definição básica para uma dose diária definida é a dose média de manutenção assumida por dia para um medicamento usado em sua principal indicação em adultos.

Portanto, em termos simples, o DDD é a quantidade de droga que um paciente adulto típico receberá todos os dias para o tratamento de uma infecção.

Deve ser enfatizado que o DDD é uma medida técnica – uma dose padronizada usada para avaliar o uso de drogas. DDDs não são doses clínicas.

O DDD calculado pela OMS é frequentemente um compromisso baseado em informações que eles têm sobre doses usadas em vários países diferentes e, muitas vezes, difere daquelas recomendadas para uso clínico porque as doses para pacientes individuais serão baseadas nas características individuais do paciente, como idade, peso e considerações farmacocinéticas, como a função renal.

Em termos gerais, os DDDs para antibióticos são atribuídos de acordo com seu uso em infecções de gravidade moderada. No entanto, para algumas infecções graves, os DDDs são atribuídos em conformidade.

Então, qual é o valor dos DDDs para um programa de Stewardship de Antimicrobianos? Na Etapa 2.21 da Semana 2, uma das atividades essenciais listadas para todos os hospitais foi:

“Monitorar o desempenho da prescrição de antimicrobianos coletando e relatando dados de uso específicos da unidade ou da ala, auditando o uso de antimicrobianos e usando indicadores de uso de medicamentos de qualidade”.

Os DDDs podem ser usados ​​para esse monitoramento, especialmente para ilustrar as tendências do uso de antibióticos ao longo do tempo (uso aumentando ou diminuindo, por exemplo) em uma enfermaria, hospital ou grupo de hospitais. Isso é chamado de “vigilância do uso de antibióticos”. Medições de DDD podem ser realizadas em uma base mensal ou trimestral, dependendo da configuração e dos antibióticos incluídos.

Para calcular os DDDs, o número total de gramas de cada antibiótico usado em uma enfermaria (ou hospital inteiro) durante um período definido é dividido pelo valor DDD atribuído à OMS para aquele antibiótico. Na próxima etapa, você verá um exemplo trabalhado disso e, na semana 6, você verá mais exemplos de como os DDDs são usados ​​em um grande número de hospitais na África do Sul para medir o uso de antibióticos.

Em resumo, é pouco provável que os médicos de linha de frente usem DDDs, pois não são úteis para medir ou informar o atendimento clínico de pacientes individuais.

Os DDDs são, no entanto, uma métrica padronizada muito útil e comumente usada para medir o uso de antibióticos em uma ala ou hospital(is). O uso de antibióticos expresso em DDDs permite a comparação de padrões de uso de antibióticos ao longo do tempo, entre locais e após intervenções de melhoria, identificando áreas para investigação adicional usando métodos de auditoria e melhoria da qualidade.

© UoD e BSAC
This article is from the free online

Stewardship de Antimicrobianos: Gerenciamento da Resistência Antimicrobiana

Created by
FutureLearn - Learning For Life

Reach your personal and professional goals

Unlock access to hundreds of expert online courses and degrees from top universities and educators to gain accredited qualifications and professional CV-building certificates.

Join over 18 million learners to launch, switch or build upon your career, all at your own pace, across a wide range of topic areas.

Start Learning now