Want to keep learning?

This content is taken from the University of Dundee & BSAC's online course, Stewardship de Antimicrobianos: Gerenciamento da Resistência Antimicrobiana. Join the course to learn more.
An article about Antimicrobial Stewardship
Definition

Gerenciamento da Resistência Antimicrobiana

Você pode ver pequenas variações na definição de Stewardship de Antimicrobianos dependendo do meio a que se refere, mas o princípio deve ser o mesmo:

O stewardship de antibióticos engloba todas as atividades destinadas a melhorar os desfechos dos pacientes nas infecções, minimizando consequências negativas, como Infecção Relacionada à Assistência à Saúde – IRAS, e limitando o desenvolvimento de resistência bacteriana, através do diagnóstico ideal, seleção da droga, dosagem, descalonamento e duração da droga (os chamados 5 “Ds” de prescrição antimicrobiana). Um programa de stewardship de antimicrobianos exige a vigilância da suscetibilidade microbiana, o monitoramento da prática da prescrição, conforme medido pelos indicadores do processo e a avaliação do impacto nos resultados clínicos.

A “atividade” ou as “consequências negativas” podem ser diferentes dependendo da sua organização e do nível de stewardship de antimicrobianos praticada.

Dê uma olhada nos recursos listados abaixo em “veja também” e veja se eles ajudam na sua compreensão do que o stewardship significa para você.

Share this article:

This article is from the free online course:

Stewardship de Antimicrobianos: Gerenciamento da Resistência Antimicrobiana

University of Dundee