DDD Alternatives

Quais são as alternativas ao DDD?

Uma das alternativas mais comumente usadas para DDDs é o Dias de Terapia (Days of Therapy - DOT).

Um DOT representa a administração de um único antibiótico em um determinado dia, independentemente do número de doses administradas ou dosagem. Por exemplo, a administração de cefuroxima como uma dose única de 1,5 g ou como três doses de 750 mg, com oito horas de intervalo, representaria 1,0 DOT.

O uso do DOT pode superar algumas das desvantagens dos DDDs. Podem ser utilizados em pediatria e não são influenciados pelas diferenças nas recomendações de dose / doses prescritas. No entanto, eles não resolvem a questão do incentivo para usar um único antibiótico de amplo espectro em que combinações de dois ou mais antibióticos de espectro estreito contribuem com mais DOT do que um único agente de amplo espectro.

Talvez a sua principal desvantagem seja que ele consome tempo e é relativamente mais difícil de medir, já que exigem informações do nível do paciente.

Outras formas de expressar o uso de antibióticos são:

Custo - Esses dados são fáceis de obter e geralmente são facilmente compreendidos pelos administradores, mas as diferenças de preço entre diferentes produtos e alterações ao longo do tempo limitam sua utilidade como uma métrica.

Volume - Unidades físicas comuns, como gramas, são fáceis de obter e podem ser usadas para produzir DDD.

Dose diária prescrita - A dose diária prescrita (PDD) pode ser determinada a partir de estudos de prescrição, registros médicos ou de farmácia e entrevistas com pacientes. É importante relacionar o PDD à infecção para a qual o antibiótico é necessário. Pode haver diferenças no PDD entre os países com base nas diretrizes nacionais de tratamento.

Assim, apesar das desvantagens inerentes, o DDD se estabeleceu como uma métrica universal e padronizada para a vigilância do uso de antibióticos.

Share this article:

This article is from the free online course:

Stewardship de Antimicrobianos: Gerenciamento da Resistência Antimicrobiana

University of Dundee