Skip to 0 minutes and 6 seconds[MÚSICA] [Maryn McKenna] Tuberculoses resistentes a múltiplas drogas, tuberculoses extremamente resistentes a medicamentos e totalmente resistentes a medicamentos estão surgindo mais rapidamente em lugares onde o acesso a antibióticos é pouco controlado. [Ramanan Laxminirayan] É a combinação da capacidade de proliferar germes ao redor do mundo com uma pressão maior em muitas partes do mundo para que estas bactérias evoluam que criará muito mais problemas nos próximos anos. [Dr. John H Rex] Os cenários que mais me assustam são aqueles que eu acho serem os mais prováveis. Um surto explosivo sempre pode ocorrer, mas o que já estamos vendo, são situações onde temos organismos realmente perigosos, como a tuberculose, que é algo muito difícil de tratar. E sabemos que está se espalhando. [Dr.

Skip to 0 minutes and 59 secondsTom M Chiller] Eu estive visitando a África do Sul em uma viagem recente, e fui para um hospital em específico onde abrigavam os pacientes com tuberculose XDR. XDR significa Extensivamente Resistentes a Drogas. E o que isso basicamente significa é que essas bactérias da tuberculose são resistentes a tudo. Portanto, não há droga que seja suscetível. E você usa todos os tipos de combinações e diferentes drogas para tentar tratar esses pacientes. E fui para a ala que abrigava as crianças com tuberculose XDR. E ver essas crianças em um quarto... A maioria delas brincando alegremente, porque são crianças... Sabendo que elas têm essa bactéria que é resistente a tudo que temos, foi realmente uma experiência absorvente para mim.

Skip to 1 minute and 50 secondsQuero dizer, acho que isso faz você pensar em muitas coisas. E, certamente, faz você pensar nessas crianças indefesas que adquiriram uma bactéria resistente, que essencialmente foi criada pelo nosso uso, e talvez uso indevido, de alguns desses antibióticos. [Ramanan Laxminiraya] Agora, já que vemos um maior consumo de antibióticos no mundo em desenvolvimento, bem como pessoas que podem pagar, isso sem dúvida vai colocar uma seleção mais intensiva sobre bactérias resistentes que tendem a evoluir. [Dr. Stuart B Levy] E se forem administradas muitas drogas, e por tempo suficiente, essas formas resistentes vão tomar conta desse ambiente, mudando completamente os tipos de bactérias que vivem naquela fazenda, naquela casa, naquele hospital.

A perspectiva global

Reserve um momento para refletir e imaginar como seria sua prática sem antibióticos. Poste suas reflexões nos comentários e compare-as com outras pessoas.

Como informações adicionais, leia o relatório na seção “Veja também” na parte inferior da página: “O estado dos antibióticos do mundo de 2015”, que tem muito material relevante para esse curso.

Em seguida, você terá a oportunidade de testar seus conhecimentos até agora com um teste.

Share this video:

This video is from the free online course:

Stewardship de Antimicrobianos: Gerenciamento da Resistência Antimicrobiana

University of Dundee