What's next? by Crystal
What's next?

O que pode ser feito?

A Sociedade de Doenças Infecciosas da América descreve o Stewardship de antimicrobianos como:

“Intervenções coordenadas destinadas a melhorar e medir o uso apropriado de antimicrobianos, promovendo a seleção do regime ideal de drogas antimicrobianas, a dose, a duração da terapia e a via de administração. Os administradores antimicrobianos procuram obter resultados clínicos ideais relacionados ao uso de antimicrobianos, minimizar a toxicidade e outros eventos adversos, reduzir os custos dos cuidados com a saúde para infecções e limitar a seleção de cepas resistentes aos antimicrobianos ”.

Embora qualquer pessoa que prescreva antibióticos tenha a responsabilidade de prescrever de acordo com os princípios de stewardship, os programas de stewardship nas organizações de saúde geralmente são dirigidos por uma equipe de stewardship multidisciplinar. A composição dessa equipe depende dos recursos locais. Os membros sugeridos incluem microbiologistas clínicos e/ou médicos infectologistas, farmacêuticos com expertise em antimicrobianos, enfermeiros de controle de infecções, epidemiologistas hospitalares e especialistas em sistemas de informação. O trabalho de uma equipe de stewardship divide-se em duas áreas principais, a vigilância da prática de prescrição e os resultados clínicos, e o planejamento e a implementação de intervenções voltadas para a prescrição racional de antibióticos.

A vigilância inclui processos de medição como uso de antibacterianos (várias medidas de quantidades e medidas de adesão às diretrizes de prescrição de antibióticos), impactos ecológicos (medidas de resistência a antibióticos e números de infecção por Clostridium difficile) e resultados clínicos (taxas de morbidade e mortalidade). As intervenções foram divididas em três categorias principais - estruturais, persuasivas e restritivas (Davey P et al., Cochrane database of sist- sis reviews 2013).

Uma atualização deste artigo de Davey et al está disponível em “Veja também” abaixo.

Share this article:

This article is from the free online course:

Stewardship de Antimicrobianos: Gerenciamento da Resistência Antimicrobiana

University of Dundee