Want to keep learning?

This content is taken from the University of Dundee & BSAC's online course, Stewardship de Antimicrobianos: Gerenciamento da Resistência Antimicrobiana. Join the course to learn more.
Data represented by 3-D coloured lights in yellow, green and blue
Data represented in an interactive 3-D form

Sistemas de suporte à decisão por computador na prática.

Sistemas de suporte à decisão por computador (CDS) podem aumentar a aceitação de diretrizes pelos médicos

No entanto, eles são difíceis de implementar, requerem recursos significativos para implementação e manutenção, e a assimilação pelos médicos é muitas vezes abaixo do ideal.

Os CDS são provavelmente mais úteis se estiverem integrados no registro de saúde eletrônico e na entrada de prescrição médica informatizada (CPOE). Idealmente, os algoritmos CDS levam em conta informações individuais do paciente (por exemplo, dados microbiológicos, peso corporal, função renal, medicação concomitante, comorbidades, etc.) e dados epidemiológicos (por exemplo, antibiogramas institucionais ou específicos de unidades) para orientar o prescritor a escolher a melhor terapia antibiótica no que diz respeito à escolha, dosagem e duração dos antibióticos, e a prescrever testes microbiológicos e de imagem apropriados.

Na prática, a integração de informações individuais de pacientes é difícil de ser realizada, pois os bancos de dados podem não ser fáceis de serem interligados ou os dados podem não ser codificados com uma terminologia padrão (por exemplo, torna-se difícil usar dados microbiológicos se não houver um código claro identificando os termos “S.aureus ”,“ Staphylcococus aureus ”, “ Staph aureus ”,“ MSSA ”etc. como o mesmo conceito).

Facilidade de uso, funcionalidade e integração direta com o fluxo de trabalho clínico provavelmente também são fundamentais para a implementação bem-sucedida do CDS. Quaisquer “alertas” do sistema CDS devem ter um alto valor preditivo positivo (ou seja, poucos alarmes falsos), a fim de evitar “fadiga de alerta” e subseqüente não valorização dos alertas por prescritores.

Em resumo, os sistemas CDS atualmente ainda enfrentam obstáculos significativos. Com a adoção generalizada de registros eletrônicos de saúde e a disponibilidade cada vez maior de dispositivos eletrônicos no ponto de atendimento, resta esperar que os sistemas de CDS se tornem um pilar fundamental da administração de antibióticos no futuro.

Share this article:

This article is from the free online course:

Stewardship de Antimicrobianos: Gerenciamento da Resistência Antimicrobiana

University of Dundee