Skip main navigation

Sistemas de suporte à decisão por computador na prática.

Computer decision support systems (CDS) can increase the uptake of guidelines by physicians.
Data represented by 3-D coloured lights in yellow, green and blue
© UoD e BSAC

Sistemas de suporte à decisão por computador (CDS) podem aumentar a aceitação de diretrizes pelos médicos

No entanto, eles são difíceis de implementar, requerem recursos significativos para implementação e manutenção, e a assimilação pelos médicos é muitas vezes abaixo do ideal.

Os CDS são provavelmente mais úteis se estiverem integrados no registro de saúde eletrônico e na entrada de prescrição médica informatizada (CPOE). Idealmente, os algoritmos CDS levam em conta informações individuais do paciente (por exemplo, dados microbiológicos, peso corporal, função renal, medicação concomitante, comorbidades, etc.) e dados epidemiológicos (por exemplo, antibiogramas institucionais ou específicos de unidades) para orientar o prescritor a escolher a melhor terapia antibiótica no que diz respeito à escolha, dosagem e duração dos antibióticos, e a prescrever testes microbiológicos e de imagem apropriados.

Na prática, a integração de informações individuais de pacientes é difícil de ser realizada, pois os bancos de dados podem não ser fáceis de serem interligados ou os dados podem não ser codificados com uma terminologia padrão (por exemplo, torna-se difícil usar dados microbiológicos se não houver um código claro identificando os termos “S.aureus ”,“ Staphylcococus aureus ”, “ Staph aureus ”,“ MSSA ”etc. como o mesmo conceito).

Facilidade de uso, funcionalidade e integração direta com o fluxo de trabalho clínico provavelmente também são fundamentais para a implementação bem-sucedida do CDS. Quaisquer “alertas” do sistema CDS devem ter um alto valor preditivo positivo (ou seja, poucos alarmes falsos), a fim de evitar “fadiga de alerta” e subseqüente não valorização dos alertas por prescritores.

Em resumo, os sistemas CDS atualmente ainda enfrentam obstáculos significativos. Com a adoção generalizada de registros eletrônicos de saúde e a disponibilidade cada vez maior de dispositivos eletrônicos no ponto de atendimento, resta esperar que os sistemas de CDS se tornem um pilar fundamental da administração de antibióticos no futuro.

© UoD e BSAC
This article is from the free online

Stewardship de Antimicrobianos: Gerenciamento da Resistência Antimicrobiana

Created by
FutureLearn - Learning For Life

Reach your personal and professional goals

Unlock access to hundreds of expert online courses and degrees from top universities and educators to gain accredited qualifications and professional CV-building certificates.

Join over 18 million learners to launch, switch or build upon your career, all at your own pace, across a wide range of topic areas.

Start Learning now