Skip main navigation

A intervenção

Dr Chandy describes the intervention to tackle the problem of rising antibiotic use
Two lemons on the branch of a tree
© UoD e BSAC

Para conter e racionalizar o uso de antibióticos, algumas diretrizes de políticas de uso de antibióticos foram introduzidas no hospital em vários momentos durante o período de 2002 a 2010.

As etapas de tempo durante as quais estas foram iniciadas são mencionadas abaixo:

  • Etapa 1: julho de 2002 a fevereiro de 2004 – Este período foi anterior à introdução das diretrizes de política de 2005.

  • Etapa 2: março de 2004 a dezembro de 2005 – O Comitê de Política de Antibióticos se reuniu semanalmente a partir de março de 2004 com os departamentos de farmácia, microbiologia e clínica, e iniciou a preparação para as diretrizes. As diretrizes foram finalizadas e amplamente distribuídas a partir de janeiro de 2005 como um pequeno livreto.

  • Etapa 3: janeiro de 2006 a dezembro de 2008 – Não houve disseminação ativa de diretrizes durante esse período.

  • Etapa 4: janeiro de 2009 a dezembro de 2010 – As diretrizes foram revisadas, publicadas e divulgadas como um livreto de janeiro de 2009 até dezembro de 2010. Diferentemente da Etapa 2, não houve fase preparatória com os departamentos clínicos.

Esta imagem é um gráfico com quatro segmentos. Segmento 1 = julho de 2002 - fevereiro de 2004, antes da divulgação do livreto de diretrizes; Segmento 2 = fev 2004 - dez / 2005 com divulgação das apostilas das partes interessadas envolvidas; Segmento 3 = Dez 2005 a Dez 2008 sem divulgação ativa de caderneta de diretrizes e Segmento 4 = De 2008 a dezembro de 2010 revisou a divulgação de cadernos de diretrizes. O gráfico mostra uma tendência crescente no uso de antibióticos em todos os quatro segmentos de 60 DDD por 100 dias de cama em 2002 para cerca de 90 DDD por 100 leitos/dia em 2010.

Como você pode ver no gráfico do Dr. Chandy, a introdução de diretrizes de política na Etapa 2 e 4 continha o aumento do uso de antibióticos, mas não reverteu efetivamente a tendência ascendente.

Considere as seguintes perguntas:

  • Qual foi a diferença essencial entre as diretrizes introduzidas na Etapa 2 e na Etapa 4?

  • Por que você acha que as diretrizes introduzidas não reverteram efetivamente a tendência ascendente?

  • Como as diretrizes poderiam ter sido aprimoradas para obter mais eficácia?

  • Poderia alguma outra estratégia ter sido empregada para suplementar o efeito das diretrizes?

Você pode postar suas respostas na seção de comentários abaixo.

© UoD e BSAC
This article is from the free online

Stewardship de Antimicrobianos: Gerenciamento da Resistência Antimicrobiana

Created by
FutureLearn - Learning For Life

Our purpose is to transform access to education.

We offer a diverse selection of courses from leading universities and cultural institutions from around the world. These are delivered one step at a time, and are accessible on mobile, tablet and desktop, so you can fit learning around your life.

We believe learning should be an enjoyable, social experience, so our courses offer the opportunity to discuss what you’re learning with others as you go, helping you make fresh discoveries and form new ideas.
You can unlock new opportunities with unlimited access to hundreds of online short courses for a year by subscribing to our Unlimited package. Build your knowledge with top universities and organisations.

Learn more about how FutureLearn is transforming access to education