Skip main navigation

Corpo Docente do Curso

Conheça seu docentes:

Jos Delbeke

Cadeira do clima do BEI, Escola de Governança Transnacional do EUI

Jos Delbeke é professor do European University Institute (Escola de Governança Transnacional) em Florença e professor visitante na KU Leuven, na Bélgica. Ele ocupa a primeira cadeira do BEI sobre Política Climática e Mercados Internacionais de Carbono e foi anteriormente Diretor-Geral da DG da Comissão Europeia para a Ação Climática (2010-2018). Delbeke esteve muito envolvido na definição das metas de clima e energia da UE para 2020 e 2030, e no desenvolvimento da legislação da UE sobre o Sistema de Comércio de Emissões (ETS), carros e combustíveis, qualidade do ar, emissões de grandes instalações industriais e produtos químicos (REACH). Ele desenvolveu a estratégia internacional da Europa para as mudanças climáticas e foi o principal negociador da Comissão Europeia na Conferência das Partes da CQNUMC, desempenhando um papel fundamental na implementação do Protocolo de Quioto pela UE e nas negociações do Acordo de Paris.

Peter Vis

Pesquisador Associado Sênior, Escola de Governança Transnacional do EUI

Peter Vis é Pesquisador Associado Sênior da Escola de Governança Transnacional. Ex-funcionário da Comissão Europeia tendo trabalhado nas áreas de clima, energia, transportes e tributação, Peter co-dirigiu um curso de aprendizagem à distância da Escola de Governança Transnacional sobre Governança do Clima (2019). Para o ano letivo de 2014-2015, Peter foi Membro Visitante da UE no St. Antony’s College, University of Oxford, Reino Unido. De 2010 a 2014, foi Chefe de Gabinete da Comissária Europeia para a Ação Climática, Connie Hedegaard. Trabalhou no Gabinete Privado de Andris Piebalgs, Comissário Europeu para a Energia de 2007 a 2010, onde foi responsável pelas energias renováveis.

Jan Cornillie

Pesquisador associado, Escola de Governança Transnacional do EUI

Jan Cornillie é economista ambiental, formado em Londres e Oxford. Depois de dois anos na OXERA, ele seguiu carreira no governo, servindo como chefe de gabinete de vários ministros belgas dos Transportes, Energia e Economia. Jan agora lidera a equipe de Estratégia e Política da 3E, uma empresa de tecnologia de energia renovável com sede em Bruxelas, desde o início de 2020, ajudando os clientes a alinhar suas ações com desenvolvimentos de 10 anos em energia renovável. Recentemente, ele se juntou à equipe da Escola de Governança Transnacional, com especialização em política climática, mercados de energia e finanças sustentáveis.

Christian Egenhofer

Pesquisador Associado Sênior, Escola de Governança Transnacional do EUI

Antes de ingressar na Escola de Governança Transnacional, Christian Egenhofer foi Pesquisador Sênior e, de 2000 a 2019, Chefe da equipe de Energia, Clima e Recursos do Centro de Estudos de Política Europeia (CEPS) em Bruxelas. Atualmente, é professor visitante na SciencesPo e no College of Europe. Ele possui um Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Konstanz, Alemanha, e LLM (Grau de Direito Público, grau A; exame de qualificação para o serviço público).

Maria Kottari

Pesquisadora Associada, Escola de Governança Transnacional do EUI

Maria possui um Ph.D. em Estudos Internacionais, Europeus e Regionais com foco em Política Energética. Ela tem uma vasta experiência em assuntos relacionados à UE e políticas internacionais e governança, energia, clima e políticas ambientais, sustentabilidade e desafios sociais. Trabalhou por vários anos no Centro Comum de Pesquisa da Comissão Europeia, com foco em transição energética e inovação tecnológica. É a fundadora da consultoria política The Energy Matrix, envolvida em projetos que tratam dos aspectos sociais da transição energética e da governança da mudança climática.

Rebecca Lamas

Pesquisadora associada, Escola de Governança Transnacional do EUI

Rebecca é Engenheira Geológica com mestrado em Engenharia e Gestão de Energia Renovável. Com mais de 5 anos de experiência em energia sustentável e mudanças climáticas na Europa, África e América Latina, Rebecca tem trabalhado em estudos de mercado de energias renováveis, sustentabilidade para edifícios e prontidão para investimento verde – com comunicação interpessoal e habilidades de escrita em 5 idiomas.

Robert Watt

Pesquisador Associado, Escola de Governança Transnacional do EUI

Robert Watt é um pesquisador e professor que lida com a economia política das mudanças climáticas e do desenvolvimento, especializado em mercados de compensação de carbono. Robert tem um doutorado neste assunto pela University of Manchester, onde também trabalha meio período como professor de política internacional. Na pesquisa atual, Robert está analisando as ligações entre o Acordo de Paris da ONU, os mercados de carbono voluntários e as metas climáticas do setor privado.

This article is from the free online

Mercados de Carbono: Lições Europeias para Ação Climática Transnacional

Created by
FutureLearn - Learning For Life

Reach your personal and professional goals

Unlock access to hundreds of expert online courses and degrees from top universities and educators to gain accredited qualifications and professional CV-building certificates.

Join over 18 million learners to launch, switch or build upon your career, all at your own pace, across a wide range of topic areas.

Start Learning now