Skip main navigation

Emissões de gases de efeito estufa

Metas, tendências e projeções na UE, 1990-2050
Depois de termos revisto os instrumentos de política climática da UE em vigor e a ambição adicional definida pelo Pacto Ecológico Europeu, vamos examinar mais de perto os dados e indicadores relacionados com as emissões de gases de efeito estufa.

Explore mais os dados e indicadores

Alt text Fonte: Agência Europeia do Ambiente (EEA).

Esta figura mostra as metas de emissão de gases de efeito estufa, as tendências, bem como as projeções MMR dos Estados-Membros da UE (UE-28 e depois de 2019 UE-27) (Regulamento do Mecanismo de Monitorização (CE) n.º 525/2013) exige que os Estados-Membros relatem as projeções nacionais de emissões antropogênicas de GEE a cada dois anos).

Mensagens-chave sobre as emissões de Gases de Efeito Estufa

  • De acordo com estimativas preliminares, as emissões de gases de efeito estufa da UE aumentaram 0,6% em 2017, após uma redução de 0,4% em 2016.
  • Esses níveis de 2017 correspondem a uma redução de 22% em relação aos níveis de 1990, o que é mais do que a meta de redução da UE de 20% até 2020.
  • De acordo com as projeções dos Estados-Membros comunicadas em 2017 e 2018:
    • Prevê-se que as emissões de gases de efeito estufa na UE diminuam ainda mais até 2020, para 26% abaixo dos níveis de 1990, com as medidas atuais que já estão em vigor;
    • Uma redução de 32% das emissões de gases de efeito estufa da UE poderia ser alcançada até 2030, em comparação com os níveis de 1990. Essas reduções projetadas ficam aquém da meta de 40% para 2030. No entanto, os líderes da UE concordaram com uma meta mais ambiciosa para reduzir os gases de efeito estufa, reduzindo-os em 55% até 2030, em vez de 40%.
This article is from the free online

Mercados de Carbono: Lições Europeias para Ação Climática Transnacional

Created by
FutureLearn - Learning For Life

Our purpose is to transform access to education.

We offer a diverse selection of courses from leading universities and cultural institutions from around the world. These are delivered one step at a time, and are accessible on mobile, tablet and desktop, so you can fit learning around your life.

We believe learning should be an enjoyable, social experience, so our courses offer the opportunity to discuss what you’re learning with others as you go, helping you make fresh discoveries and form new ideas.
You can unlock new opportunities with unlimited access to hundreds of online short courses for a year by subscribing to our Unlimited package. Build your knowledge with top universities and organisations.

Learn more about how FutureLearn is transforming access to education