Skip main navigation

Compartilhamento de esforços para setores não ETS

Com Jos Delbeke

Como cumprir o compromisso da UE de reduzir as emissões de gases de efeito estufa?Quais são os instrumentos que visam a UE no seu todo (mercado único) e como ter em conta as diferenças entre os Estados-Membros da UE?

Uma característica importante da política climática da UE é que ela distingue entre grandes e pequenos emissores. O Sistema Europeu de Comércio de Emissões que visa grandes indústrias (como, por exemplo, empresas de energia e o setor de manufatura) será abordado com mais detalhes na próxima semana (Semana 2, O Sistema de Comércio de Emissões da UE).

Neste vídeo, Jos Delbeke apresenta as chamadas decisões de compartilhamento de esforços que abordam essas diferenças. Ele está, também, concluindo sobre as principais lições que podemos tirar da experiência da UE na formulação de políticas climáticas.

Faça o download do gráfico sobre as metas nacionais dos Estados-Membros da UE para 2020 no âmbito da Decisão sobre Compartilhamento de Esforços (ESD) e as metas propostas para 2030

This article is from the free online

Mercados de Carbono: Lições Europeias para Ação Climática Transnacional

Created by
FutureLearn - Learning For Life

Reach your personal and professional goals

Unlock access to hundreds of expert online courses and degrees from top universities and educators to gain accredited qualifications and professional CV-building certificates.

Join over 18 million learners to launch, switch or build upon your career, all at your own pace, across a wide range of topic areas.

Start Learning now