Skip main navigation

Arábia Saudita e seu esquema único de Economia Circular de Carbono (CCE)

Foco do G20 no Reino da Arábia Saudita
O Reino da Arábia Saudita (RAS), a maior economia do Oriente Médio e membro do G20, é fortemente dependente de limitados recursos: petróleo e gás, e a exportação de produtos energéticos constitui mais de 90% de todas as exportações sauditas. [1]

Como um dos principais produtores globais de energia, a Arábia Saudita reconhece plenamente sua parte de responsabilidade no avanço da luta global contra a crise climática. O Reino anunciou seu objetivo de chegar a zero líquido até 2060, dias antes da COP26 [2], e para cumprir sua promessa, a Arábia Saudita está trabalhando na sua Economia Circular de Carbono (CCE) entregando a Visão Saudita 2030 [3] e a Iniciativa Verde Saudita [4], entre outras ações.

O Reino está comprometido em desenvolver e implementar o conceito CCE, que é construído sobre os pilares da economia circular, onde os sistemas operacionais são transformados de suas estruturas lineares existentes para sistemas mais circulares.

O CCE visa especificamente a circularidade do CO2 e/ou outros GEE, guiada por quatro princípios: reduzir, reutilizar, reciclar e remover (os chamados 4Rs):

  • Reduzir: Redução de GEE à base de carbono emitidos na atmosfera.
  • Reutilizar: Reutilizar os GEE à base de carbono sem alterar sua química.
  • Reciclagem: Reciclagem de GEE à base de carbono ou produtos contendo GEE em produtos similares ou diferentes com características químicas diferentes.
  • Remover: Remoção de GEE à base de carbono do sistema, parcial ou totalmente.

A base do conceito é bem desenvolvida, compreendida nacionalmente e foi endossada pelos estados membros do G20 [5], mas o que é menos claro é o caminho ideal necessário para alcançar os objetivos estabelecidos pelo Reino. Além disso, nenhuma meta ou cronograma foram acordados para concretizar tal conceito.

Além do CCE, o RAS está passando por uma diversificação econômica sob a visão estratégica de 2030 [6] para evitar a vulnerabilidade do mercado devido à sua alta dependência das exportações de petróleo. Por meio de um portfólio crescente de projetos de energia renovável, iniciativas de captura de carbono e um esforço maciço de eficiência energética para edifícios, indústria e transporte, a Arábia Saudita está ampliando e unindo esforços para reduzir as emissões de carbono sob o mandato da Iniciativa Verde Saudita (SGI) [7], com o objetivo de reduzir as emissões de carbono em mais de 4% das contribuições globais.

Até o momento (2022), a Arábia Saudita não coloca um preço nas emissões de carbono. A Arábia Saudita não tem um imposto de carbono nem um mecanismo de precificação de cap-and-trade. [8]

Referências

  1. Saidi M. Ouassaf, King Faisal University – The Economic Diversification in Saudi Arabia Under the Strategic Vision 2030 (abacademies.org)
  2. https://www.bbc.com/news/world-middle-east-58955584
  3. https://www.vision2030.gov.sa
  4. https://www.saudigreeninitiative.org
  5. https://www.spglobal.com/platts/en/market-insights/latest-news/coal/112620-saudi-arabia-promotes-circular-carbon-scheme-as-it-plans-to-keep-pumping-oil
  6. https://www.vision2030.gov.sa
  7. https://www.saudigreeninitiative.org/targets/reducing-emissions/
  8. https://cadmus.eui.eu/bitstream/handle/1814/71218/PB_2021_10_STG.pdf.pdf?sequence=1&isAllowed=y
This article is from the free online

Mercados de Carbono: Lições Europeias para Ação Climática Transnacional

Created by
FutureLearn - Learning For Life

Our purpose is to transform access to education.

We offer a diverse selection of courses from leading universities and cultural institutions from around the world. These are delivered one step at a time, and are accessible on mobile, tablet and desktop, so you can fit learning around your life.

We believe learning should be an enjoyable, social experience, so our courses offer the opportunity to discuss what you’re learning with others as you go, helping you make fresh discoveries and form new ideas.
You can unlock new opportunities with unlimited access to hundreds of online short courses for a year by subscribing to our Unlimited package. Build your knowledge with top universities and organisations.

Learn more about how FutureLearn is transforming access to education