Skip main navigation

Conclusão da Semana

Resumo do que você aprendeu esta semana

O objetivo desta semana foi dar uma visão geral do quadro internacional de governança climática e fornecer uma introdução aos instrumentos que a União Europeia introduziu para alcançar a redução de suas emissões de gases de efeito estufa.

Primeiro, analisamos as evidências científicas que apoiam a necessidade de uma ação climática global. Em seguida, aprofundamos a evolução dos vários acordos climáticos internacionais e destacamos suas diferenças com o mais recente Acordo de Paris. Depois disso, estudamos minuciosamente a experiência de formulação de políticas climáticas da União Europeia, em termos de estratégia e definição de metas e implementação de instrumentos de política, em interação com o quadro de governança climática global. Por fim, obtivemos informações sobre a Arábia Saudita, líder global na produção e exportação de combustíveis fósseis, e sua visão de acelerar a ação climática com base em um conceito único de Economia Circular de Carbono (CCE).

Na próxima semana, estudaremos o mercado de carbono da UE, projetado e operado com base no Sistema Europeu de Comércio de Emissões (ETS). Também explicaremos o que são os mercados voluntários e como funcionam.

Esperamos que você tenha gostado desta primeira semana – não hesite em nos dar sua opinião nos comentários!

This article is from the free online

Mercados de Carbono: Lições Europeias para Ação Climática Transnacional

Created by
FutureLearn - Learning For Life

Reach your personal and professional goals

Unlock access to hundreds of expert online courses and degrees from top universities and educators to gain accredited qualifications and professional CV-building certificates.

Join over 18 million learners to launch, switch or build upon your career, all at your own pace, across a wide range of topic areas.

Start Learning now