Skip main navigation

Hurry, only 9 days left to get one year of Unlimited learning for £249.99 £174.99. New subscribers only. T&Cs apply

Find out more

Descrevendo a resistência

An article describing antibiotic resistance
Resistance is growing by Sean Savage
© UoD e BSAC

Os valores de Concentração Inibitória Mínima (MIC/CIM) descrevem a suscetibilidade de uma bactéria específica a um antibiótico específico.

Se a concentração de antibiótico necessária para inibir o crescimento excede um certo nível, o ponto de corte, o antibiótico em questão torna-se inútil como agente terapêutico, já que o ponto de corte significa a dose máxima que esse antibiótico pode ser administrado com segurança aos pacientes.

Doses mais altas, mesmo que possam ser eficazes na placa de ágar do laboratório, podem ser perigosas ao paciente. O ponto de corte é a linha divisória entre a bactéria sendo sensível ou resistente ao antibiótico. Os laboratórios de microbiologia médica, geralmente, relatam as bactérias como sensíveis ou resistentes a um antibiótico, mesmo se uma medida mais precisa tiver sido aplicada, como o tamanho da zona ao redor de um disco antibiótico ou MIC.

Um conjunto de termos foi desenvolvido para descrever bactérias resistentes a várias classes de antibióticos não relacionados. A progressão da resistência bacteriana vai aumentando conforme o número de classes de antibióticos às quais estejam resistentes, desde as multi-drogas resistentes, extensivamente resistentes (XDR – extensively drug resistant) e pan resistentes (PDR – pan-drug resistent). A relação entre essas classes é ilustrada abaixo no Diagrama de Venn com as definições para cada um.

Diagrama dividido em seções. A seção do lado esquerdo representa bactérias que não são resistentes a múltiplas drogas - inclui isolados não suscetíveis a um ou mais agentes em duas ou menos categorias antimicrobianas. O lado direito do diagrama representa bactérias resistentes a múltiplas drogas. Dentro desta seção há um círculo representando classes extensivamente resistentes a drogas e há um círculo menor embutido à direita do círculo maior, representando bactérias panresistentes a drogas.

Diagrama adaptado do artigo “Bactérias multi-droga resistentes, extensivamente resistentes e pan resistentes: uma proposta internacional especializada para definições provisórias de padrões para resistência adquirida”, de Magiorakos et al. Abaixo, este artigo está disponível em pdf para download.

© UoD e BSAC
This article is from the free online

Stewardship de Antimicrobianos: Gerenciamento da Resistência Antimicrobiana

Created by
FutureLearn - Learning For Life

Reach your personal and professional goals

Unlock access to hundreds of expert online courses and degrees from top universities and educators to gain accredited qualifications and professional CV-building certificates.

Join over 18 million learners to launch, switch or build upon your career, all at your own pace, across a wide range of topic areas.

Start Learning now